segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Porque temos necessidade de comunicar sobre o que comemos?

A alimentação acompanha necessariamente o Homem durante toda a sua vida, talvez por isso, o tema alimentação nunca deixe de estar na moda, sendo portanto um assunto sempre actual, de facto todos comunicamos sobre ela, nem que seja para avisar os pais que não vamos jantar a casa.



Nós Humanos somos muito engraçados no sentido em que comunicamos sobre tudo, esta característica é em muito responsável pela nossa evolução como espécie, no entanto a comunicação sobre alimentação vai bem mais além... ela deixou de ser apenas responsável pela transmissão de conhecimentos que nos permitiam evitar alimentos venenosos, por exemplo, e que garantiam a nossa sobrevivência, e passou a pouco e pouco a ficar envolta de simbolismo e misticismo. Passou a ser usada para estabelecer fronteiras entre “Grupos” (sociais, religiosos, hierárquicos, culturais). Curiosamente é até usada para denominar indivíduos, a título de exemplo, quem nunca ouviu as expressões “alfacinha” ou “tripeiro”, servindo também como forma de afirmação de personalidades pense-se por exemplo, num adolescente que muda os seus hábitos alimentares manifestando vontade de se destacar dos restantes familiares e se identificar mais com os amigos.


A resposta ao porquê de comunicarmos sobre alimentação relaciona-se muito com a faixa etária dos indivíduos... Uma criança, um adolescente, um adulto e um idoso terão em princípio diferentes motivações para comunicar sobre alimentação (principalmente se pertencerem a países desenvolvidos).


Muito empiricamente, poderiamos dizer que comunicamos sobre alimentação porque sentimos fome.

Sem comentários: